Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CASAS E HABITAÇÕES

CASAS E HABITAÇÕES


As casas e habitações nos tempos bíblicos eram muito diferentes das atuais. Mas tinham muitos dos mesmos objetivos, servindo como abrigo às famílias e proporcionando lugar para o desenvolvimento das atividades diárias.

Aprendendo sobre as casa e habitações das pessoas naquele tempo, percebemos facetas de suas vidas. Nuns poucos casos, o conhecimento das casa da era bíblica pode nos ajudar a melhor entender algumas histórias bíblicas.

CASAS E HABITAÇÕES NOS TEMPOS DO VELHO TESTAMENTO

Em geral, os historiadores definem as eras do passado de acordo com os materiais que as pessoas usavam com habilidade. A história do povo israelita, começando com Abraão, engloba a Idade Média do Bronze (cerca de 1800-1500 AC) e a Idade do Bronze (cerca de 1200-600 AC). Essa análise é útil para examinar a arquitetura das casas e habitações na Palestina através do período do Velho Testamento.
IDADE MÉDIA DO BRONZE (CERCA DE 1800-1500 AC)
Abraão e os outros hebreus do período dos patriarcas eram pastores nômades. Assim, os primeiros ancestrais de Israel em sua maioria viviam em tendas ou em outras habitações temporárias. Naturalmente, nenhum traço dessas estruturas sobreviveu. Talvez o melhor que podemos fazer para imaginar as casas dos patriarcas é olhar para as tendas usadas por nômades modernos do Oriente Médio.
Mas enquanto os primeiros hebreus eram habitantes de tendas, os cananeus entre os quais eles viveram na Idade Média do Bronze tinham casas mais resistentes, compostas de vários cômodos. A arqueologia descobriu uma quantidade dessas casas e assim podemos reconstruir o seu formato.
O modelo mais simples desse tipo de casa tinha um pátio com um só cômodo de um lado - geralmente do lado oeste do pátio para evitar que os ventos dominantes do ocidente troxessem fumaça para dentro do cômodo. Silos para armazenagem de grãos eram normalmente mantidos dentro do cômodo em vez de postos no pátio.

Bons exemplos dessas casas de um cômodo foram encontrados a noroeste de Berseba, datando de cerca de 1700 AC. Três dessas casas tinham um cômodo que media cerca de 3m x 2,10m e um pátio medindo 3m x 4,80m. Algumas vezes divisórias repartiam o cômodo.

As paredes eram feitas de pedra bruta e tijolos de barro e eram suficientemente espessas para suportar um segundo andar. As casas eram construídas bem próximas para aproveitar a parede comum, com entradas para o pátio por ruas paralelas. Cada casa tinha um banco de pedra e barro ao longo das paredes.
Algumas vezes vários cômodos eram construídos para fora de um dos lados do pátio. O maior exemplo desse tipo de casa já encontrada está em Tell Beit Mirsim, datando de cerca de 1600 AC. Era provavelmente a casa de um governador local ou de um nobre. Não havia mais do que seis cômodos no lado ocidental do pátio, que mediam 10,6m x 5,8m. O espaço habitável coberto, incluindo tanto o piso térreo como o andar superior equivalia a 45m². Devido à espessura de todas as paredes ao redor, podemos imaginar que havia um segundo piso.

O piso térreo deveria ser multifuncional, com dois cômodos de estar e duas áreas de armazenamento. Outras variantes menos imponentes do pátio da casa, com cômodos em um lado somente, vem desse mesmo sítio de excavação de um nível que data de cerca de 1700 AC.
Um segundo tipo de casa na Idade Média do Bronze tinha uma área coberta com cômodos em um ou em dois lados. Um bom exemplo de casa com cômodos em um lado vem de Tell Beit Mirsim, datando de cerca de 1800 AC. O cômodo grande, coberto e retangular continha três pedras grandes e planas, colocadas ao longo do comprido eixo, para servir como fundações para os suportes do telhado de madeira.

Vigas de madeira e um telhado de junco coberto com lama foram encontrados em destroços. Entrava-se em cada um dos três cômodos a oeste pelo hall. As fundações de pedra e paredes de tijolo de lama eram resistentes o bastante para aguentar um segundo andar que podia ser alcançado por uma escada de madeira externa ou por uma escada de mão. O chão de terra, cinzas e palha era cuidadosamente aplanado.

Um terceiro tipo de casa consistia de um pátio aberto com cômodos em dois lados adjacentes. Um bom exemplo vem de Tell Beit Mirsim, construída sobre as ruínas da casa com a área coberta. A área coberta se transformava em pátio. Uma casa em Tell Taanach, datando de 1700 AC, era de construção forte com paredes com mais de 90cm de espessura feita de argamassa. O pátio continha uma cisterna e um cômodo, no lado leste da casa, tinha um fogão. Os pisos térreos eram rebocados e cobertos em cerca de 700m². Uma escada interna levava ao segundo andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário