Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CHARLEMAGNE (742-814)

CHARLEMAGNE
(742-814)

O maior dos governantes carolíngios da Europa Ocidental

Carlos Magno reinou de 768 a 814 sobre a região que é hoje a França, os Países Baixos (Holanda e Bélgica) e Alemanha Ocidental, tendo conquistado outras áreas durante o tempo em que viveu.

Seu nome significa "Carlos, o Grande". Seu irmão, Carloman, reinou brevemente com ele de 768 a 771. Quando Carlos Magno ficou sozinho como monarca, fez uma administração efetiva e iniciou um modelo firme de conquista territorial.

Suas aquisições mais importantes foram a Saxônia (uma região na Alemanha) e o norte da Itália. Também lutou contra os habitantes de Avar e outras tribos da Europa Central e os muçulmanos no norte da Espanha. Em todas as áreas ele estabeleceu zonas de fronteira importantes para a futura expansão da Europa cristã.

O sistema administrativo de Carlos Magno foi a chave para o bem-estar de seus reinos e império. Ele dividiu o reino em distritos, chamados condados, supervisionados por oficiais indicados (condes). Áreas fronteiriças eram administradas por líderes militares de operação.

Regiões conquistadas recentemente eram chamadas marcas ou marcos e um "condado de marco" (marquês) era totalmente autônomo. Os condados eram supervisionados por dois oficiais itinerantes, um leigo e um clérigo, que não repetiam o mesmo circuito todo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário