Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CONSELHO, A PALAVRA DE DEUS SOBRE

CONSELHO, A PALAVRA DE DEUS SOBRE

O que devo fazer? Essa é uma pergunta comum. Parece que é mais difícil saber o que fazer hoje em dia. Talvéz seja por isso que há uma demanda tão grande por conselheiros. Porém, há uma grande diferença entre o conselho sábio e o enganoso. De todas as sabedorias, a sabedoria de Deus é a melhor, pois a dele é dada com uma perspectiva eterna.

Quem de nós não gostaria de conversar com alguém que soubesse tudo o que vai acontecer amanhã e todos os dias depois disso? Seria ótimo se nós procurássemos com mais freqüência, conselhos da fonte de sabedoria divína: a Palavra de Deus.
PORQUE QUE EU PRECISO DE CONSELHO DE OUTRAS PESSOAS? PORQUE NÃO POSSO CONFIAR EM MINHA PRÓPRIA SABEDORIA?
Provérbios 12:15 . . . O caminho do tolo é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.
A sabedoria é o reconhecimento de nossas próprias insuficiências. É sábio reconhecer nossas limitações ao invés de descobrí-las na hora errada.

QUÃO VALIOSO É O CONSELHO SÁBIO?
Provérbios 25:11 . . . Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo.
O conselho dado na hora certa, não é simplesmente de grande ajuda, é lindo. Não simplesmente lindo, é valioso.
ONDE DEVO PROCURAR POR CONSELHO?

Gênesis 6:9 . . . São estas as gerações de Noé. Ele era homem justo e íntegro em suas gerações, e andava com Deus.
Tito 1:15-16 . . . Todas as coisas são puras para aqueles que são puros.
Procure conselho daqueles que são fiéis, honestos e confiáveis. Você pode contar que eles te darão conselhos que vem da Palavra de Deus.

COMO QUE AVALIO O CONSELHO DOS OUTROS?

2 Crônicas 22:4-5 . . .Fez o que era mau aos olhos do Senhor, como fizera a casa de Acabe, pois eram conselheiros depois da morte de seu (Acazias) pai, para a sua perdição.
Mateus 7:15-20 . . . Pelos seus frutos os conhecereis.

2 João 1:9-10 . . . Todo aquele que vai além da doutrina de Cristo, e não permanece nela, não tem a Deus.
É importante procurar conselho dqueles que amam ao Senhor e tem bastante conhecimento da bíblia. Quando avaliamos seus conselhos, compare com a verdade da Palavra de Deus. Se for contraditório a bíblia evíti-o a qualquer custo.
COMO DAR BONS CONSELHOS AOS OUTROS?
Filipenses 4:8 . . . Quanto mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há algum louvor, nisso pensai.
Quando der conselhos a outras pessoas, tenha motivações puras, aponta à palavra de Deus, não use o conselho como uma desculpa para dar um sermão, ore a respeito do que você quer dizer e tenha em mente o benefício da pessoa. As palavras são como um remédio; elas tem que ser dosadas com cuidado, pois uma overdose pode causar mais danos do que fazer bem.
ALGUMAS PESSOAS PARECEM SEMPRE TER CONSELHOS ESPECIAIS PORQUE ELAS TEM UM CONSELHEIRO ESPECIAL.

1 Samuel 3:19 . . . Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de suas palavras deixou cair em terra.
As pessoas escutavam a Samuel porque ele tinha algo importante a dizer. No entanto, Samuel tinha algo importante a dizer porque tinha um bom conselheiro - o próprio Senhor Deus.
O QUE ACONTECE QUANDO EU SIGO BONS CONSELHOS?
Salmos 1:1 . . .Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores.
O conselho divíno traz alegria enquanto o conselho mau rouba a nossa alegria. Seguir a um conselho mau nos leva a tristeza e ao desastre, nos roubando a alegria e satisfação. O conselho que vem de Deus nos leva a bons resultados, enriquecendo a nossa alegria.
A HABILIDADE DE DAR CONSELHOS SÁBIOS É UM DOM DO ESPíRITO SANTO, NÃO UM RESULTADO DE INTELIGÊNCIA.
1 Coríntios 12:8 . . . A um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito a palavra da ciência.
PROMESSA DE DEUS:

Salmos 32:8 . . . ÒInstruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guisr-te-ei com os meus olhos.Ó Deus te dará bons conselhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário