Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CONSELHO

CONSELHO

CONSELHO QUE MACHUCA

COMO QUE ALGUÉM PODE SABER QUANDO ESTÁ RECEBENDO MAUS CONSELHOS?
(1 Reis 12:1-15)

Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram, e teve conselho com os jovens que havíam crescido com ele, e que assistiam diante dele. (1 Reis 12:8)

TANTO O CONSELHO COMO O CONSELHEIRO DEVEM SER AVALIADOS.
Roboão pediu conselho, mas ele não avaliou cuidadosamente esta conselho. Se ele o tivesse feito, ele teria visto que o conselho dado pelos anciãos era mais sábio que o dos jovens.

Para avaliar um conselho, pergunte se ele é realista, trabalhável e consistente com os princípios bíblicos. Determine se os resultados destes conselhos serão justos, faça melhorias e dê uma direção ou uma solução positiva. Procure conselho de pessoas mais sábias e mais experientes.

O conselho ajuda somente quando nós o avaliamos com os padrões de Deus em mente.
(Jó 18:1-19:6)
Até quando entristecereis a minha alma, e me quebrantareis com palavras? (Jó 19:2)

AVALIE O CONSELHO NA LUZ DA PALAVRA DE DEUS.
O segundo discurso de Bildade não foi realmente diferente do primeiro, ele foi apenas mais duro, assim como foi Elifaz. Os amigos de Jó o acusaram de pecar para que ele se sentisse culpado, não para encorajá-lo ou corrigí-lo.

Quando encaramos dificuldades, dor e sofrimento, nós podemos esperar os Bildades bem intencionados da vida citando provérbios e dando conselhos sem realmente nos escutar e se identificar com a nossa dor.

Ao invés de tentar entender, eles nos dão respostas que não ajudam em nada. Quando você receber esse tipode conselho, escute educadamente. Depois, na tentativa de separar um conselho que ajude de um monte de palavras vazias, converse com Deus sobre o que foi dito. Quando der conselhos, evite palavras vazias. É mais importante dar carinho e suporte do que falar as palavras certas.

CONSELHO QUE AJUDA

QUÃO IMPORTANTE SÃO AS FONTES DE NOSSOS CONSELHOS?
(Provérbios 6:20-24)

Filho meu, guarda os mandamentos de seu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. (Provérbios 6:20)

AQUELES QUE FORAM CONFIÁVEIS NO PASSADO DEVEM SER CONSIDERADOS NO FUTURO.
É natural e bom para as crianças, que ao virarem adultos, ele se tornem independentes de seus pais. Jovens adultos, no entanto, devem ter o cuidado de não ignorarem os conselhos de seus pais. Se você estiver lutando para tomar uma decisão ou procurando por discernimento, peça ajuda aos seus pais ou a algum adulto que te conheça bem.

Os seus anos a mais de experiência podem ter lhes dado a sabedoria que você está procurando.
(Marcos 10:17-31)
Jesus olhando para ele, o amou, e disse: Falta-te uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-me. (Marcos 10:21)

OS BONS CONSELHOS VE DAQUELES QUE AMAM OS OUTROS VERDADEIRAMENTE.
Jesus mostrou amor verdadeiro por este homem, apesar de ele saber que que talvez ele não o seguiria. Cristo nos amou o suficiente ao ponto de dar sua vida por nós e para falar diretamente conosco. Se o seu amor fosse superficial, ele só nos daria a sua aprovação; mas porque o seu amor é completo, ele nos da desafios que podem mudar as nossas vidas.

AVALIANDO UM CONSELHO

COMO PODEMOS SABER QUANDO UM CONSELHO É DIGNO DE CONFIANÇA?
( Números 13:1-14:19)
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela. (Números 13:30)
O CONSELHO ESTÁ BASEADO EM FATOS?

Dois homens sábios, Josué e Calebe, encorajaram o povo a agirem conforme a promessa de Deus e entrarem na terra. Imagine ficar diante de uma multidão e dar uma orpinião não muito bem vista! Calebe estava disposto a tomar essa posição para fazer conforme o que Deus tinha mandado. Para que seja uma coisa eficaz, quando você for diante de uma multidão você tem que:
(1) ter os fatos (Calebe tinha visto a terra com seus próprios olhos); (
2) ter a atitude certa (Calebe confiava na promessa de Deus de dar a terra a Israel); e
(3) diga claramente o que você acredita (Calebe disse, "certamente prevaleceremos contra ela").
O povo rejeitou o conselho e até pensaram em matar Josué e Calebe. Não seja tão rápido em rejeitar conselhos que você não gosta. Avalie cuidadosamente e compare com os ensinamentos da Palavra de Deus. Aqueles que estão dando o conselho podem estar exprimindo a mensagem de Deus. (Jó 5:8-27)
KEY BIBLE VERSE: Bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; portanto, não desprezes a disciplina do Todo-poderoso. (Jó 5:17)

O CONSELHO SE ENCAIXA NA SITUAÇÃO?

Elifaz estava certo - é uma benção ser disciplinado por Deus quando erramos. O seu conselho, no entanto, não se aplicava a Jó. Como sabemos desde o início do livro, o sofrimento de Jó não era o resultado de um grande pecado. Ás vezes nós damos excelentes conselhos a alguém que não se aplicam àquela situação, e portanto não ajudam muito.
Aqueles que dão conselhos baseados na palavra de Deus, devem ter certeza que entenderam completamente a situação dessa pessoa antes de aconselhá-la (Provérbios 10:1-21)

KEY BIBLE VERSE: Mas os olhos dos ímpios desfalecerão, o seu refúgio perecerá; a sua esperança será o expirar. (Provérbios 10:20)

O CONSELHEIRO É CONFIÁVEL?

Um monte de conselhos ruins valem menos do que um bom conselho. É fácil de obter opiniões de pessoas que falam somente o que vai nos agradar, mas esse tipo de conselho não ajuda em nada. Ao invés disso, devemos procurar aquelas pessoas que falam a verdade, mesmo quando machuca. Pense nas pessoas nas quais você procura conselho. O que você espera escutar delas?

REAGINDO AO CONSELHO

COMO DEVEMOS LIDAR COM BONS CONSELHOS?
(Provérbios 1:1-9)
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.(Provérbios 1:7)

BONS CONSELHOS DEVEM SER DADOS COM HUMILDADE E RECEBIDOS COM GRATIDÃO.
Um dos tipos mais chatos de pessoa é aquela que sabe tudo, uma pessoa que tem uma opinião dogmática sobre tudo e está fechada para qualquer coisa nova. Salomão chama esse tipo de pessoa de tolos. Não seja um sabe-tudo.

Ao invés disso, esteja aberto a opiniões de outras pessoas, especialmente aqueles que te conhecem bem e podem te dar conselhos valiosos. Aprenda como aprender dos outros. Lembre-se, só Deus é que sabe de todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário