Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CRISTÃOS

CRISTÃOS

Este nome é dado aos seguidores de Jesus Cristo (Atos 11:26). Quando o movimento cristão alcançou Antioquia na Síria, o Evangelho foi pregado tanto aos gentios quanto aos judeus. Esse evangelismo marcou o movimento como sendo mais do que um tipo de judaísmo; era uma nova religião.

Os gentios de Antioquia inventaram um nome para o novo grupo. Uma vez que os membros do grupo falavam constantemente sobre Cristo, foram chamados de cristãos, significando os "familiares" ou "adeptos" de Cristo.

 Parece que esse nome continha alguma conotação de sátira. Por exemplo, uma vez que os "Augustinianos" eram um grupo organizado que liderava a adoração pública ao imperador Nero Augusto, os cidadãos de Antioquia podem ter criado um nome latinizado originado do nome Cristo como brincadeira.

Grupos similares incluem os adeptos de Herodes, os Herodianos. "Cristo" era um nome incomum e sem significado para os gentios, mas Cresto (significando "bom" ou "gentil") era um nome comum; alguns pagãos chamavam 0 novo grupo de "crestãos". Assim, Suetônio escreveu sobre os judeus sendo expulsos de Roma no ano 49 DC por causa de "Cresto".

Parece que os próprios cristãos não gostavam do nome, mas como muitos outros apelidos, "cristão" pegou. Aparece somente três vezes no Novo Testamento grego: Atos 11:26 descreve sua origem; 26:28 registra Herodes Agripa II falando sarcasticamente para Paulo "Por pouco me persuades a me fazer cristão!"; I Pedro 4:16 instrui os fiéis a não se envergonharem se viessem a sofrer por causa do nome que lhes tinha sido dado.

Nenhum registro desse nome aparece até o século II, quando Inácio de Antioquia se tornou o primeiro cristão a chamar os fiéis de cristãos. Plínio, governador romano (da região à qual a primeira carta de Pedro foi endereçada) escreveu para o imperador Trajano sobre pessoas acusadas de serem cristãs na sua côrte. Daquele tempo em diante, o apelido se tornou popular entre os cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário