Ocorreu um erro neste gadget

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DILÚVIO, O

DILÚVIO, O

Uma inundação acorre quando as quantidades enormes de chuva cobrem partes da terra. A inundação na Bíblia refere-se a História de Noé e de sua família. Era uma inundação muito maior do que nos estamos acostumados a ver hoje em dia.

REGISTRO BíBLICO

A inundação de Noé, encontrada em Genesis 6-9, é frequentemente referida em outras partes da Bíblia. Em cada caso, a inundaçãoé mencionada como um evento histórico( Genesi 10:1, Mateus 4:38-39, 2 Peter 2:5). De acordo com a Bíblia, Deus enviou a inundação por causa da desobediência crescente das pessoa a Ele. A Bíblia nos diz que "O Senhor viu que a maldade do homem tinha se multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígno do seu coração" (Genesis 6:5). Deus estava determinado a desrtruir a raça humana e a começar outra vez com novas pessoas que o obedeçeriam. De todas as pessoas da terra, somente Noé, seus filhos e suas esposas permaneceram fiéis ao Senhor. Deus os escolheu para repopular a terra apo´s a devastação da inundação. Por 120 anos, Noé construiu um navio grande e pregou sobre o a vinda de Deus para o julgamento.

 A inundação finalmente veio em, forma de uma chuva pesada, fazendo com que os níveis do oceano inchecem (Genesis 7:11). Somente os pares de animais da terra que Noé tinha trazido abordo da arca, tinha se livrado da destruição. Por mais de um ano a terra permaneceu coberta de água. Finalmente as águas pararam e Noé e sua família puderam outra vez viver na terra. Quando Noé e sua família sairam da arca para viver em terra seca, eles ofereceram um sacríficio em ação de graças a Deus. Deus prometeu a Noé que não usaria a inundação outra vez para destruir a terra. Deus deu a Noé um arco-iris em sinal desta promessa.
EXTENÇÃO DA INUNDAÇÃO

Estudiosos da Palavra que viram o registro da inundação como um evento histórico estão divididos sobre o quanto da terra esteve coberto realmente pela inundação. Se nós lermos na Biblia literalmente, ela indica que a terra inteira esteve inundada, uniforme à altuta dasa montanhas mais elevadas (Genesis 7:20). Alguns estudiosos discutem que as águas suficiente o bastante para cobrir todas as montanhas altas embaixo do cé, precisariam cobrir a terra como um todo.
Os estudiosos acreditam que a inundação foi uma ocorrência local reponde que a narrativa biblica usa linguagem de expressão na história da inundação. Para Noé pareceu que toda a terra estava inundada, mas n´s não devemos assumir isso literalmente. Apesar de tudo, uma inundação que cobrisse a terra inteira era desnecessária para que Deus destruisse a raça humana a qualnaquela época existia provavelmente somente na Mesopotamia. Esses estudiosos mostram também a dificuldade de tradução para o uso da palavra Terra na Bíblia. Em Genesis 1:1, por exemplo a terra fazparte de uma expressão antiga para descrever tudo no universo ( a frase terra e cé significa cosmos). Algumas vezes a terra descreve o país de uma pessoa ou o solo próprio. Por causa deste problema de tradução, nós nçao devemos necessariamente supor que o usosda palavra terra na história do dilúvio do Genesis implique em uma cobertura total da água no mundo.

Alguns defendem a inundação universal devido a presença de fósseis marinhos nos altos das montanhas mais elevadas do mundo para suportar os seus argumentos. Mas outros discordam, dizendo que todas as montanhas emergiram originalmente dos mares, é lógico que nós devemos encontrar traços do tempo onde as montanhas estavam sob a água. O ponto de vista de uma pessoa deve eventualmente ser determinada com considerações teológicas como também informações científicas e fatores interpretativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário