Ocorreu um erro neste gadget

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ESTER (PESSOA)

ESTER (PESSOA)


Ester é um dos dois nomes da jovem judia que se tornou rainha da Pérsia. Hadassa (em hebraico, "murta") aparentemente era seu nome judeu (Ester 2:7), e Ester (em persa, "estrela") seu nome como rainha da Pérsia. Alguns estudiosos especulam sobre a ligação com a deusa Ishtar, da Babilônia, duma vez que era comum darem-se nomes pagãos aos judeus exilados (veja Daniel 1:7).
Ester era uma órfã da tribo de Benjamim que vivia com os judeus exilados na Pérsia. Foi criada por seu primo Mordecai, um oficial do governo, de baixa graduação, e líder dissimulado da comunidade judaica (Ester 3:5-6) em Susã, capital do reino persa. Ester se tornou rainha depois que o Rei Assuero (Xerxes) ficou aborrecido com a Rainha Vasti por ter se recusado a obedecer sua ordem de comparecer a um banquete (1:11-12).
Depois da coroação, Ester discretamente ganhou a confiança de Xerxes, informando-o sobre um complô de assassinato (Ester 2:21-23). Com isso ganhou consideração e apreço aos olhos do rei, o que lhe permitiu salvar sua família e seu povo do massacre planejado por Hamã, alto oficial do rei.
A Festa do Purim foi instituída para celebrar o livramento que Deus deu a seu povo através de Ester e Mordecai. Essa festa judaica ainda é observada anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário