Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 13 de março de 2012

HERODES, HERODIANOS

HERODES, HERODIANOS


VISÃO GERAL 

Os Herodes foram uma família que reinou em Israel no tempo de Cristo. Os herodianos eram um grupo judeu que sustentava a família Herodes que estava no poder. Para entender a história de Israel no período do Novo Testamento, deve-se saber pelos menos um pouco sobre Herodes e os herodianos. Diversos membros da família Herodes foram impactados por Jesus e por outros personagens do Novo Testamento. Herodes, o Grande, governador de Israel quando Jesus nasceu, tentou matar o menino Jesus. Um de seus filhos, Herodes Antipas veio a ser governador da Galiléia e Peréia, as regiões em que Jesus e João Batista desenvolveram a maior parte de seus ministérios. Foi esse homem que decapitou João Batista e pôs Jesus em julgamento. Herodes Antipas I é mencionado em Atos 12 como um perseguidor da igreja cristã. Herodes Antipas II ouviu o testemunho do apóstolo Paulo imediatamente antes de ele ir para Roma para ser julgado por César (Atos 26).

Os governantes da família Herodes eram frequentemente duros para com os que lhes eram sujeitos e por isso não eram estimados pelas pessoas. Com exceção de um grupo que lhes dava retaguarda e se chamava Herodianos no Novo Testamento. Não se conhece muito sobre esse grupo, mas parece que eram membros da mais alta classe, similar a um outro grupo, os Saduceus, exceto pelo fato de que os Herodianos sustentavam financeiramente os Herodes.

A história de muitos dos Herodes, especialmente a de Herodes, o Grande, mostra como a sede de poder pode corromper uma pessoa. Deus quer que líderes de todos os tipos
sejam servos, agindo com humildade e justiça para om os outros e reconhecendo o Senhor como aquele que governa sobre todos.

A DINASTIA HERODIANA

A família Herodes se tornou proeminente num período de turbulência e mudança para a nação de Israel. No século I AC, a dinastia Hasmoniana (descendentes dos Macabeus) estava perdendo poder, guerras civis explodindo e o país sob o controle dos romanos. Antipater, pai de Herodes, o Grande, logrou ganhar poder para si mesmo permanecendo leal a Roma. O cenário estava formado para um longo, mas nem sempre admirável, período de governo herodiano.

Pelo menos seis membros da família são dignos de especial consideração pelos que estudam a Bíblia: Herodes, o Grande, Arquelau, Antipas, Filipe, Agripa I e Agripa II. Muito do que sabemos desses homens vem de dois textos do historiador Flávio Josefo, do século I DC: Antiguidades dos Judeus e da Guerra Judaica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário