Ocorreu um erro neste gadget

sexta-feira, 20 de abril de 2012

JUDÁ, TRIBO DE

JUDÁ, TRIBO DE

Judá foi uma das doze tribos de Israel.

TERRITÓRIO GEOGRÁFICO

II Reis 23:8 descreve Judá estendendo-se de Geba a Berseba: Geba fica a cerca de 12,8km ao norte de Jerusalém e Berseba, 64km ao sul. Assim, Judá continha uma faixa de terra montanhosa na parte central do sul da Palestina, cerca de 90km de norte a sul e 32km de leste a oeste. Dessa área, metade era deserto (no sul e leste); o resto era rochoso e mal irrigado.

O cume central onde se assenta Jerusalém, Hebrom e Berseba se eleva a mais de 914m em alguns lugares antes de se afunilar para o deserto no sul. A estrada principal corre ao longo do cume, ligando essas cidades. Para leste, o cume cai vertiginosamente para o Mar Morto, quase 1.524m abaixo. Para oeste ele cai menos íngreme para as "terras baixas", na verdade um platô de 304m de altitude, antes de descer para a planície filistéia, que se estende para o mar.

Antes da existência de Jerusalém, Judá era distante e segura em suas montanhas. Seu verdadeiro centro e capital era Hebrom, 1066m acima. Ao norte era vulnerável a atacantes que marchavam para o sul ao longo da estrada do cume. Entretanto, três grandes vales levavam das planícies do oeste para as montanhas: o vale de Ajalom, o vale de Soreque e o vale do Carvalho. Batalhas se desenrolaram acima e abaixo nesses vales dos dias de Josué ao tempo de Davi e até muito tempo depois.

 As poucas estradas para o leste (a que vai de Jerusalém para Jericó é a mais conhecida) não eram tão importantes, embora tenha sido por essa "porta dos fundos" que Josué invadiu a parte alta da nação (Josué 10:9). Judá ficava assim geograficamente bem fora do centro da vida israelita, visto que somente o território de Simeão ficava para o sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário